Como gerar mudanças sustentáveis

Adotar novos hábitos de saúde está entre as áreas mais desafiadoras da vida, pois exige muito mais do que força de vontade ou motivação.

A realidade para muitos nutricionistas que atuam em consultório é que muitos dos seus pacientes e/ou clientes que estão em atendimento nutricional não conseguem seguir o tratamento por muito tempo. Eles não conseguem obter mudanças que sejam duradouras e sustentáveis. Este fato gera grande frustração não apenas no profissional, que não consegue gerar resultados positivos para os seus clientes, mas também em seus clientes, que não conseguem mudar seus hábitos e seu estilo de vida.

A boa notícia é que existe uma maneira de promover mudanças de maneira mais leve e prazeirosa.

Se você quer fazer uma mudança, você precisa praticar diariamente pequenos passos, um de cada vez e não deve fazer mudanças radicais nem bruscas.

Tirar o açúcar, fazer exercício, dormir mais cedo, tomar 8 copos de água por dia, fazer dieta lowcarb e cortar o pão, cortar o macarrão, tudo junto. Isso não funciona, logo você irá desistir.

O correto é dedicar-se a pequenas mudanças por vez, dedicando-se a mudar um hábito a cada 2 meses e ao longo de um ano você vai fazer a sua mudança. Pequenos passos, quando somados, dão uma boa caminhada. Mudanças lentas, mas gradativas, costumam ser mais duradouras, sustentáveis e mais fáceis de seguir.

Mudanças duradouras

A busca pelo corpo perfeito cresce mais a cada dia, particularmente com o advento e influência das mídias sociais.

Inúmeros estudos científicos comprovam que é possível reduzir o peso no curto prazo, se exercitar mais, comer melhor, tomar medicamentos, porém, apenas 5% das pessoas conseguem sustentar estas mudanças após dois anos. Na realidade, nutricionistas, educadores de saúde e personal trainers estimam que são bem-sucedidos apenas com cerca de 10% de seus clientes.

A Nutrição Positiva traz esta importante reflexão e aponta caminhos para que os profissionais melhorem drasticamente as suas taxas de sucesso. Ajuda as pessoas a mudarem seus estilos de vida, de maneira que sejam sustentáveis, ou seja, duradouras.

Veja também em nosso outro artigo as “6 dicas infalíveis para se promover Mudanças Duradouras”. Elas serão valiosas para que as pessoas consigam avançar de maneira mais fácil, sem resistências.

A Nutrição Positiva gera mudanças profundas de mentalidade

Nutricionistas que utilizam as técnicas, ferramentas e metodologias validadas da Nutrição Positiva conseguem gerar mudanças profundas na mentalidade de seus clientes ou pacientes. Cada conversa gera insights, gera reflexões, e uma pequena mudança na mente.

O cliente que antes recebia um atendimento ou tratamento nutricional convencional, agora é levado a refletir sobre vários aspectos da sua vida e a perceber que ele possui muito mais capacidade de mudar do que era possível imaginar.

Na Nutrição Positiva, a cada atendimento, fazemos com que as pessoas experimentem uma pequena mudança, que tenham um momento de surpresa, um momento de “Uau”, como por exemplo: “Nossa, eu não imaginava que era possível fazer assim”.
Uma maneira simples de ilustrar esta mudança de mentalidade é apresentada a seguir…

  •  “Talvez valha à pena eu experimentar me exercitar” – Ao pensar assim, ele terá uma visão, um sentimento e entrará em ação.
  •  “Nossa, eu adorei a sensação de bem-estar que isso me gerou, me sinto menos estressado e quero me exercitar mais” – Com o apoio de um Nutricionista Positivo, a mudança de mentalidade acontecerá ao longo do tempo, praticando um novo comportamento, que vai mudar ainda mais a mentalidade. Como consequência, levará a uma espiral ascendente, capaz de mudar tanto a mentalidade, o pensamento, como o comportamento, que é então sustentável.

A Nutrição Positiva gera Neuroplasticidade

Ao começar a mudar a sua mentalidade, o cérebro começa a fazer novas conexões neurais e a produzir novos neurônios, processo este conhecido como neuroplasticidade. O processo de mudança é gradativo, pois não podemos mudar nossas mentes de maneira transformadora em apenas alguns dias ou semanas. Isso pode levar alguns meses ou até mesmo um ano para que uma mudança significativa aconteça.

Gostou? Deixei o seu comentário abaixo.

Share This